sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Paulo Condado- Desperdício de talentos

Carta aberta para governantes, gestores e empresários – pedido de apoio para jovem rec ́em-doutorado com paralisia cerebral


Fernando Lobo

fernando.lobo@gmail.com

http://w3.ualg.pt/~flobo

DEEI-FCT, Universidade do Algarve Campus de Gambelas 8005-139 Faro

27 de Outubro de 2009

O meu nome é Fernando Lobo e sou professor no Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Universidade do Algarve. Escrevo esta carta aberta para sensibilizar a sociedade portuguesa e apelar para que seja dado apoio a um jovem que tem paralisia cerebral e que concluiu o doutoramento na Universidade do Algarve. O jovem chama-se Paulo Condado. A sua tese de doutorament é intitulada Quebra de Barreiras de Comunica ̧c ̃ao para Portadores de Paralisia Cerebral e foi defendida no dia 14/Abr/2009.

O Paulo Condado realizou um trabalho brilhante durante o doutoramento, tendo contribuído de forma significativa para o avanço do estado da arte na área das acessibilidades. Especificamente, desenvolveu um sistema informa ́tico denominado de EasyVoice (dis- pon ́ıvel gratuitamente através do endere ̧co http://w3.ualg.pt/~pcondado/easyvoice/) que permite que pessoas com deficiências na fala possam efectuar chamadas telef ́onicas utilizando uma voz artificial gerada pelo computador. Trata-se do primeiro sistema a nível mundial que permite a comunicação à distância usando síntese de voz. O trabalho foi publicado nas mais conceituadas conferências mundiais na área de Computers and Accessibility e foi alvo dos maiores elogios por parte de cientistas de renome internacional. A t ́ıtulo de exemplo, deixo um apontador para um testemunho dado por Jim Fruchterman 1 a propo ́sito do EasyVoice (ver http://benetech.blogspot.com/2008/07/ austria-conference-on-access-technology.html). O artigo que descreve a essência do EasyVoice foi publicado em 2008 na International Conference on Computers Helping Peo- ple with Special Needs (ICCHP-2008) e pode ser lido em http://w3.ualg.pt/~pcondado/ papers/easyvoice-icchp2008.pdf

1Jim Fruchterman foi galardoado com a MacArthur Fellowship em 2006, um dos mais prestigiados pr ́emios que se pode receber nos EUA. Mais informa ̧c ̃ao sobre este pr ́emio em http://en.wikipedia. org/wiki/MacArthur_Fellows_Program


A histo ́ria de vida do Paulo Condado, bem como o trabalho de investigação que realizou no âmbito do doutoramento foi alvo de uma reportagem que passou no Jornal da SIC do dia 27 de Junho de 2007. Um excerto da reportagem pode ser visto na Internet no endere ̧co http://videos.sapo.pt/LrQnBm8lkzyLbvGPyVDP

O sonho do Paulo Condad é poder continuar a fazer investigac ̧ão na área das acessibilidades, contribuindo assim para a melhoria a vida de muitos deficientes. Actualmente o Paulo Condado não tem trabalho. Tenho feito tudo o que esta ́ ao meu alcance para ajudá-lo mas até ao momento não tenho tido sucesso.

• Falei com um dos Vice-Reitores da Universidade do Algarve para que fosse criado um Gabinete de Acessibilidade dentro da Universidade cuja missa ̃o seria dar apoio e aconselhamento aos estudantes com deficiˆencias, bem como aconselhar os professores em como lidar com esses alunos, indicando tecnologias de acessibilidade apropriadas a cada caso. O Paulo Condado poderia perfeitamente trabalhar num gabinete desse tipo, podendo conciliar essas tarefas com trabalho de investiga ̧c ̃ao no campo das acessibilidades. A resposta que obtive ́e que a universidade não tem verba.

• Escrevi no dia 8/Mai ao Ministro do Trabalho e da Seguranc ̧a Social, Jos ́e Vieira da Silva, pedindo apoio. Sugeri que o Paulo Condado poderia trabalhar para o minist ́erio como especialista/consultor na a ́rea das acessibilidades. Nessa mesma data, escrevi tamb ́em para o Presidente da UMIC — Agˆencia para a Sociedade do Conhecimento, pedindo apoio. Em ambos os casos na ̃o obtive qualquer resposta.

• Escrevi ainda a` Funda ̧ca ̃o Champalimaud ha ́ cerca de 1 mês, mas também ainda não recebi resposta.

• Recentemente, soube atrav ́es do jornal Expresso que a Microsoft cele- brou um acordo com a Associa ̧ca ̃o Salvador (http://aeiou.expresso.pt/ windows-7-candidato-a-imperador-a-merce-dos-subditos=f542865), e que esta ́ prevista uma colabora ̧ca ̃o estreita para promover o desenvolvimento de novas tecnologias de reconhecimento de fala e s ́ıntese de texto. Penso que o Paulo Condado tem o perfil ideal para trabalhar no âmbito deste projecto. Acabo de contactar quer a Microsoft, quer a Associa ̧ca ̃o Salvador, para que lhe seja dada uma oportunidade de trabalho. Espero que desta vez o meu pedido seja bem sucedido.

Custa-me ver um jovem tão talentoso não ter oportunidade de colocar em prática os elevados conhecimentos técnicos que possui. A u ́nica coisa que tenho conseguido arranjar para o Paulo são bolsas esporádicas ao abrigo de projectos de investigação. Tratam-se de bolsas com uma duração limitada e que não lhe garantem o m ́ınimo de seguran ̧ca para o futuro, sendo apenas uma solu ̧ca ̃o de curto prazo. Para agravar a situação, a mãe do Paulo tem tido problemas de saúde graves. Esta situação vem refor ̧car a necessidade urgente de proporcionar ao Paulo Condado alguma estabilidade financeira.

Apesar do sonho do Paulo ser fazer uma carreira de investigação na área das acessibilidades, esta ́ disposto a trabalhar na a ́rea da informática em empresas/institui ̧c ̃oes (de preferência na região do Algarve onde tem o apoio familiar, mas não excluindo a possibilidade de ir para outros locais do pa ́ıs.) O Paulo Condado domina várias áreas da informática, desde a programação, bases de dados, redes de computadores,

2

desenvolvimento de interfaces. Poder ́a encontrar informa ̧c ̃ao adicional sobre o Paulo em http://w3.ualg.pt/~pcondado. O seu Curriculum Vitae esta ́ dispon ́ıvel em http: //w3.ualg.pt/~pcondado/vitae-pcondado2009.pdf

A hist ́oria do Paulo é um exemplo notável. Uma vida de sacrif ́ıcio, de luta permanente contra os preconceitos. Conseguiu andar pela primeira vez aos 5 anos. A sua mãe teve de lutar contra ventos e marés para que o aceitassem no ensino regular. Inicialmente na ̃o o queriam aceitar, queriam mand ́a-lo para uma turma especial com crian ̧cas com atraso mental. Mas o Paulo nunca teve atraso mental: teve e tem apenas uma deficiância f ́ısica que lhe afecta a fala e a coordenação de movimentos. Foi ultrapassando barreiras atrás de barreiras. Ainda em crianc ̧a apaixonou-se pelos computadores, entusiasmado com as possibilidades que lhe proporcionavam na forma de se expressar e comunicar com o mundo que o rodeava. Conseguiu terminar a licenciatura em Inform ́atica e na ̃o parou por a ́ı. Com o mesmo entusiasmou dedicou-se a` investigac ̧ ̃ao e fez um doutoramento, dando contribui ̧c ̃oes cient ́ıficas que beneficiam outras pessoas na mesma condi ̧c ̃ao.

Na ̃o sei se havera ́ mais algu ́em em Portugal que tenha paralisia cerebral e que tenha conseguido realizar um doutoramento. Provavelmente é um caso único. Ainda mais nobre é o facto de ele se ter especializado precisamente no campo das acessibilidades, uma a ́rea ta ̃o sens ́ıvel na qual Portugal na ̃o tem praticamente especialistas doutorados.

Na ̃o consigo compreender com é que a Universidade do Algarve não aproveita uma pessoa com estas qualidades para formar um Gabinete de Acessibilidade. Não consigo entender também a falta de resposta por parte do Minist ́erio para o Trabalho e Seguran ̧ca Social, aparentando uma preocupante falta de interesse pelo assunto.

Gostaria de ver Portugal à altura da doutrina que apregoa. Uma doutrina socialista onde haja protecção para os mais desfavorecidos, sobretudo que proteja aqueles que remam contra a mar ́e e que fazem de tudo para na ̃o serem uma sobrecarga para o Estado. Portugal deve não só proteger como também publicitar pessoas como o Paulo, fazendo delas exemplo que possa inspirar outros na mesma situação.

A todos os leitores desta carta, e especialmente aos governantes, gestores e empresários de Portugal, apelo para que seja dado ao Paulo Condado aquilo que ele merece: uma oportunidade de trabalho condigna que potencialize as suas capacidades. So ́ assim e que outros como ele vão ver que os sacrif ́ıcios e a perseveranc ̧a valem a pena.

Grato pela atenção


Fernando Lobo


6 comentários:

  1. Amiga,
    Queremos continuar a lutar para que os nossos filhos não tenham estas barreiras quando chegarem à idade do Paulo!
    Sugiro que copies este post para o Partilha entre Mães (podes entrar com o teu user normal do hotmail)...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bem... aplaudo de pé!!!

    Vou enviar isto por mail para os meus contactos!

    Muito bem mesmo!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. "A vida é uma vitória que se constroi todos os dias". São versos de um poema de um poeta, um grande poeta português, António Ramos Rosa, nascido em Faro. Palavras que eu tento pôr na minha vida. No caso do Paulo, oh, quantos sonhos, quantos dias de vitórias sobre as tão grandes dificuldades da sua vida! Quando tantas vezes, tantas pessoas, ficam tolhidas ou soçobram perante qualquer dificuldadezinha, que melhor e mais educativo exemplo que este, como o do Paulo, a mostrar o que é que pode a vontade, a aplicação, o sonho de... uma pessoa que quer ser, e é, uma pessoa NORMAL face à vida. Merece tudo por que tem lutado. E obviamente merece ser tratado como um talento entre os normais e, por isso, ter o seu lugar, o seu emprego, no universo académico ou noutro, da investigação, ou empresarial, dentro do nível que conseguiu, com o seu esforço, o seu querer. Um MUITO GRANDE GRANDE BRAVO! MUITOS MUITOS PARABÉNS, O PAULO É UM GRANDE EXEMPLO DE VITÓRIA NA VIDA! VAI CONTINUAR COM MAIS VITÓRIAS, ESTOU MUITO CERTO DISSO!

    Manuel

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu blog. Sou educadora e trabalho no âmbito da inclusão, venho lhe convidar a visitar meu blog: www.educacaoeinclusao.blogspot.com
    Continue sua llinda luta bjo,Michele

    ResponderExcluir
  5. Ora aí esta a prova de que lutando conseguimos isto e muito mais.
    MUITA força para as lutas de cada um de vós.
    Beijinhos.
    Lobitas

    ResponderExcluir
  6. Divulguei pelos meus contactos encaminhando o link para aqui. Entretanto entrego-te o "Prémio Dardos" por tudo o que tens feito. Vê no meu post de hoje!

    Boa semana!

    ResponderExcluir